A COOBAFS-Cooperativa dos Badameiros de Feira de Santana é uma instituição sem fins lucrativos criada em 05 de abril de 2003 por  21 catadores que trabalhavam no antigo lixão de Feira (local onde hoje se encontra o Aterro Sanitário Nova Esperança). Os Badameiros feirenses eram cidadãos que sustentavam suas famílias coletando e comercializando os materiais recicláveis do lixo e que, antes da formalização da cooperativa, trabalhavam sem nenhuma diretriz e organizão, expostos às mais duras intempéries da exclusão social. Esse processo organizacional com os catadores foi iniciado pela EEA- Equipe de Educação Ambiental da UEFS- Universidade Estadual de Feira de Santana e  continuado pelo PANGEA- Centro de Estudos Socioambientais (Salvador).
Atualmente todos os trabalhos são desenvolvidos na unidade localizada na Avenida João Durval Carneiro, ao lado da Cesta do Povo, próximo ao Shopping Boulevard. 
Atendendo 27 famílias cadastradaa COOBAFS busca ser  sustentável e autogestora, incentivando o protagonismo social de seus associados e o envolvimento da população feirense nos trabalhos da instituição, tanto em caráter de doação de resíduos como em pesquisas e ações comunitárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog